ROTEIROS NÁUTICOS

Somos responsáveis por desenvolver ações de relacionamento pessoal ou empresarial que fujam dos ambientes tradicionais de negócios, conseguindo transformar o que aparentemente é uma atividade de lazer e um evento  diferenciado.


O Umuarama eventos e Charter está disponível para eventos abertos ou fechados para grupos como: festas, recepções, formaturas, comemorações de aniversário, casamentos, desfile de modas, desfile de jóias, chás, café colonial, e tudo mais que sua imaginação criar. Também para programas de dia inteiro como roteiro Hidroviário, conheça abaixo alguma sugestões.

LIGUE E RESERVE O CLÁSSICO UMUARAMA SÓ PARA VOCÊ, SUA FAMÍLIA E/OU AMIGOS
(051) 9335.1256 com Boca Kraemer ou (051) 9238.2444 com Taila Porto




USINA DO GASÔMETRO: 


Majestosa, a Usina do Gasômetro ergue-se ás margens do Guaíba, como um marco definitivo, incorporado na paisagem da cidade. Centro cultural e ao mesmo tempo um ponto turístico, a velha Usina surgiu em 1928, pertencendo á Cia Energia Elétrica Riograndense, subsidiária da multinacional americana Eletric Bond and Share.

Ela já foi vital para a cidade, abastecendo a população com energia e gás; hoje abastece com cultura e lazer, já esteve ameaçada de demolição, assim como o Mercado Público; hoje está sólida, tombada e reformada, incorporada no cenário de Porto Alegre, como o Mercado.

Duração do passeio: 04 hs

Programação: Durante quatro horas o Veleiro Umuarama percorre as principais ilhas: Ilha da Casa da Pólvora, Ilha do Chico Inglês, Ilha do Castelhano, Ilha das Flores, navega também pelo Rio Jacuí, avista a Travessia Getúlio Vargas, a Usina do Gasômetro, e o porto de Porto Alegre.




  



CLUBE NÁUTICO  ITAPUÃ:


Vila Itapuã, localizada na cidade de Viamão. Em 1752, imigrantes portugueses, das ilhas dos Açores e Madeira, desembarcam ás margens da Laguna dos Patos e do lago Guaíba, numa região denominada pelos guaranis de ita (pedra) e puã (ponta) - Itapuã - Ponta de Pedra.No Clube Náutico Itapuã você encontrará instalações simples e acolhedoras com churrasqueira coberta, lareira, fogão á lenha, churrasqueira ao ar livre (sobre o deck), galpão á beira do arroio com forno á lenha e grelha "parrillera".


Duração do passeio: 06 hs

Programação: Saída do Clube dos jangadeiros ás 09hs da manhã. Café da manhã servido á bordo do Veleiro Umuarama (café, leite, suco, frutas das estação pães, croissant e tábua de frios).

Atracagem da embarcação ao Clube de Itapuã 13hs onde será servido o almoço (churrasco com picanha, lombinho coração, entrecot, maionese e salada verde e mousse de chocolate)

Retorno á porto Alegre de Van 16hs






ILHA DO PRESÍDIO


Ilha das Pedras Brancas, popularmente conhecida como Ilha do Presídio.


Fatos históricos - Esta pequena ilhota é um acidente geográfico com 100 metros de extensão por 60 de largura, localizada entre o bairro de Ipanema, na zona sul da cidade de Porto Alegre e a cidade de Guaíba. A ilha sempre teve muita importância para nós, gaúchos, pois ali se passaram vários fatos históricos. Entre os anos de 1857 e 1869, o governo construiu ali duas casas para servir de depósito de munição, que era monitorado por um tenente imperial. Também por ter sua ótima localização e uma visão privilegiada, servia para monitorar as embarcações que entravam no canal.

Alguns anos depois, o arsenal foi transferido e a ilha caiu no abandono até que, no final dos anos 60, foi transformada num presídio de segurança máxima com o intuito de abrigar presos políticos. Inclusive estiveram presas ali algumas personalidades que depois vieram a se tornar grandes políticos da cena gaúcha. Por estar situada bem no meio do Guaíba, suas fugas tornavam-se coisas quase que impossíveis.

Vários fatos ficaram marcados na história do presídio, como o caso do policial que veio a falecer na própria ilha e acabou sendo enterrado por lá mesmo. Até pouco tempo atrás poderia ainda ser vista no local onde ele foi enterrado uma cruz e alguns dizeres com o seu nome. Há também a história de existir um poço onde dentro eram jogados os presos que morriam na ilha.

"Caso das mãos amarradas" - Um caso que ficou famoso e que ganhou repercussão foi o do preso político e ex-sargento do exército brasileiro Manuel Raymundo Soares. Em 24 de agosto de 1966, o ex-militar, que cumpria pena no local, foi encontrado morto nas águas do rio Guaíba, com as mãos amarradas e sinais evidentes de tortura. O fato, que ficou conhecido como o "Caso das mãos amarradas", acarretou certa discussão sobre o tratamento dispensado aos presos políticos em solo gaúcho, e resultou na abertura de uma sindicância para apurar a morte do ex-sargento.

A história que ganhou mais repercussão e que certamente ganharia as telas de cinema ou as páginas de um bom livro policial foi a do preso político que, aproveitando uma distração da guarda, atravessou o Guaíba até a praia de Ipanema, em Porto Alegre, dentro de uma panela usada para fazer a alimentação dos presos. E ainda por cima usando uma colher de pau como remo! Este fato serviu para a desativação do presídio, no ano de 1983.

Atualidade - Hoje na ilha ainda existem as ruínas do antigo presídio. O que sobrou ainda de pé foram as estruturas do prédio que abrigava a sala da guarda e o prédio onde ficavam as celas. 
Duração do passeio: 04hs

Programação: Saída do Clube Jangadeiros 8 hs. Café da manhã servido á bordo do Veleiro Umuarama (café, leite, suco, frutas das estação pães, croissant e tábua de frios).
Navegada  em direção a zona sul de Porto Alegre, ancoragem nas proximidades da Ilha do Presídio onde de bote inflável inicia a visitação á Ilha das Pedras Brancas, conhecida como Ilha do Presídio.


.